Notícias das Associadas

FEI - Produção científica desenvolvida por pesquisadores da FEI destaca temas como microeletrônica, efeitos da radiação, gestão da tecnologia e ciência da computação

not 10 07 2024 5
Foto: Divulgação/FEI

Atualmente, oito professores da instituição compõem o quadro de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Inovar faz parte da história e trajetória da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros). Prova disso é a contribuição científica da instituição, propondo pesquisas e desenvolvimento de novas soluções para os mais diversos setores do mercado e indústria, em prol da sociedade. Para evidenciar algumas destas iniciativas de destaque, a instituição acaba de disponibilizar uma página própria em seu site para a divulgação de seus pesquisadores bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Atualmente, 8 docentes da FEI integram a lista de pesquisadores bolsistas.

Dentre os projetos desenvolvidos com contribuição científica em nível nacional e internacional, destacam-se: “Modelagem, Extração de Parâmetros Elétricos e Fabricação de Nanofios Transistores MOS”, liderado pelo Prof. Dr. Marcelo Antonio Pavanello; “Efeitos da Radiação Ionizante em Dispositivos”, sob liderança da Profa. Dra. Marcilei Guazzelli; “Desempenho Elétrico de Nanofios Transistores SOI em Temperaturas Extremas para Aplicações de Baixo Consumo”, desenvolvido pela Profa. Dra. Michelly de Souza; “Aprendizado por Reforço profundo Acelerado por Heurísticas: fundamentos e aplicações”, com o prof. Dr. Reinaldo Bianchi; “Dispositivos de Efeito de Campo com Variações Geométricas e de Materiais: Estudo, Modelagem e Simulação Numérica”, sob liderança do prof. Dr. Renato Giacomini; “Confiabilidade em Dispositivos Integrados Avançados e sua Aplicação em Circuitos Eletrônicos”, com o Prof. Dr. Rodrigo Trevisoli Doria; “Como Ecossistemas de Inovação Digital Impulsionam a Transformação Digital”, sob liderança do Prof. Dr. Roberto Carlos Bernardes; e “Explorando os Benefícios e as Aplicações dos MOSFESTs Implementados com as Geometrias Não-Convencionais de Porta da Segunda Geração de Estilos de Leiaute para Diferentes Condições de Operação”, com o Prof. Dr. Salvador Pinillos Gimenez.

Além dos cursos de graduação, os docentes citados compõem, também, o quadro de professores dos Programas de Pós-graduação da FEI, nas áreas de Administração e Engenharias.

“Bolsistas de produtividade em pesquisa são aqueles docentes e/ou pesquisadores cuja atuação tenha resultado em produção publicada em quantidade e qualidade, formação de recursos humanos e demais contribuições que os destacam em relação à realidade da área de pesquisa específica. É uma distinção concedida pelo CNPq através de editais anuais”, explicou a Profa. Dra. Michelly de Souza que, além de integrar a lista de pesquisadores bolsistas de produtividade, é também Vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias e docente do curso de Engenharia Elétrica da FEI.

Historicamente, a Bolsa de Produtividade em Pesquisa-CNPq foi criada para valorizar pesquisadores que contribuem com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas de conhecimento. A bolsa também objetiva incentivar o aumento da produção científica qualificada no País, selecionando projetos, considerando o rigor e o método científico aplicados, bem como demais conceitos fundamentais para a produção de conhecimento científico. Este sistema de reconhecimento à produção científica de pesquisadores também existe em outros países, como por exemplo a Alemanha, Austrália e México,

Criado em 1951, o CNPq é reconhecido como órgão público vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desempenhando, desde então, papel primordial na formulação e condução de políticas públicas e iniciativas ministeriais ligadas à ciência, tecnologia e inovação, agregando reconhecimento às instituições de pesquisa e dos pesquisadores brasileiros.

Histórias de Sucesso

Entre os exemplos mais recentes de reconhecimento nas pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da FEI está a recente participação de oito estudantes orientados pela Profa. Dra. Marcilei Guazzelli, do Departamento de Física da FEI, no IV Simpósio INCT-FNA (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Física Nuclear e Aplicações), realizado no final do mês de abril. Na ocasião, os estudantes de iniciação científica, orientados pela docente, apresentaram seus estudos e contribuições desenvolvidas envolvendo física nuclear, física de partículas e suas possíveis aplicações.

Outro caso recente é o da Profa. Dra. Michelly de Souza que, em fevereiro deste ano, liderou uma colaboração científica da FEI com o Leti - Laboratoire d'électronique des technologies de l'information da CEA (Comissão Francesa de Energia Atômica e Energias Alternativas), na cidade de Grenoble, na França, para o desenvolvimento de uma missão científica em uma das maiores organizações mundiais de pesquisa aplicada nas áreas de Nanoeletrônica e Nanotecnologia. O projeto científico desenvolvido pela Vice-reitora da FEI, intitulado “Electrical Characterization of Advanced SOI MOSFETs”, está relacionado com o projeto de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, e apresentou um estudo focado em medidas elétricas em componentes eletrônicos de última geração. Esses componentes são considerados candidatos para serem usados nas gerações futuras de circuitos integrados, que compõem os computadores, smartphones, dentre outros equipamentos eletrônicos.

Destaque no site da FEI

Acessando a página de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa-CNPq da FEI, é possível encontrar mais detalhes sobre as contribuições científicas dos docentes da FEI nas diversas áreas, bem como a lista de professores que compõem atualmente o quadro de bolsistas e detalhes de cada um dos projetos já desenvolvidos e em andamento. Para conferir, basta clicar neste link

Fonte: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros)