Notícias das Associadas

FFM - Iniciativas de sustentabilidade do Icesp são apresentadas na Faculdade de Direito de Coimbra

not 10 07 2024 3
Foto: Divulgação/FFM

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) foi apresentado como um case na área da saúde por suas iniciativas alinhadas com a pauta ESG (Environmental, Social and Governance) durante o XXIX Seminário de Verão da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal.

A experiência do Icesp foi apresentada em 03 de julho de 2024, pelo Diretor-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Dr. Arnaldo Hossepian Jr., em sua palestra "A Pauta ESG e a Saúde Pública”.

Também estiveram presentes o Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça e Segurança Pública e membro dos Conselhos Curador e Consultivo da FFM, Enrique Ricardo Lewandowski; e o Excelentíssimo Senhor Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e conselheiro consultivo da FFM, Paulo Dias de Moura Ribeiro.

O congresso deste ano, ocorrido nos dias 02 e 03 de julho, teve como tema "(Des)ordem climática — Propostas para um mundo em transformação”.

"Nos últimos anos, vimos a questão da sustentabilidade se tornar uma preocupação de empresas e do mercado financeiro, mostrando que as ações de hoje comprometem o nosso futuro. De nossa parte, enquanto Instituição de saúde, viemos mostrar como essa demanda mundial tem sido endereçada no Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)”, pontuou o Diretor-Presidente da Fundação, Dr. Arnaldo Hossepian Jr.

O Icesp é um dos nove Institutos do HCFMUSP e está atualmente sob contrato de gestão pela FFM. É o primeiro hospital público dedicado ao tratamento do câncer do Estado e o maior da América Latina. Com cerca de 130 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos em 2023, o Instituto se consolidou como referência no atendimento oncológico do país, tendo desenvolvido desde 2011 uma série de projetos nos pilares do ESG (ambiental, social e de governança).
Entre eles, destacam-se as ações para garantir o uso eficiente de recursos naturais, gestão correta de resíduos, além de recebimento de selos, certificações e acreditações internacionais, atestando boas práticas e governança da Instituição.

"O impacto da área da saúde no meio ambiente é um tema que tende a ganhar cada vez mais relevância em nossas agendas - seja no âmbito climático, social ou em uma governança que reconheça que nossas ações devem beneficiar toda a sociedade”, afirmou o Diretor-Presidente da FFM.

Projetos de ESG no Icesp

Em sua palestra, Dr. Hossepian Jr. detalhou as iniciativas do Icesp nas perspectivas ambiental, social e de governança. No primeiro aspecto, por exemplo, o Instituto implementou o Programa de Eficiência Energética, que resultou em uma redução no consumo de energia e uma economia na conta de luz de R$ 700 mil por ano para a Instituição.

O Icesp criou ainda o processo de compostagem para destinação correta de resíduos orgânicos da área de preparo dos alimentos, com tratamento de um volume de 130 toneladas em 2022, entre outras iniciativas ambientais.

Do ponto de vista social, o Diretor-Presidente da FFM enfatizou a presença de mulheres em maioria nas posições de liderança (75% das lideranças operacionais, 58% das lideranças táticas e 52% das estratégicas) e o pagamento de salários de forma equivalente para ambos os sexos, além de programas de qualidade de vida e pesquisa de clima organizacional – que representam apenas uma parte das iniciativas do Instituto neste âmbito.

Em governança, por sua vez, Dr. Hossepian Jr. ressaltou a importância da aprovação da Lei das Fundações (Lei 17.893/2024) para dar segurança regulatória à atuação da FFM na gestão do Icesp, as acreditações internacionais conquistadas pelo Instituto, além da criação de seu Comitê de Compliance, que atua em alinhamento com as diretrizes da Diretoria de Integridade do HCFMUSP e do Escritório de Compliance da FFM.

Nota: ESG é um conjunto de boas práticas que orientam as organizações a atuarem de forma sustentável, baseada nos fatores Ambientais (Environmental), Sociais (Social) e de Governança (Governance).

Fonte: Fundação Faculdade de Medicina