Notícias das Associadas

FAVC - Profº Dr. José Cassio de Moraes recebe medalha de mérito Oswaldo Cruz

not 16 09 2024 1
Foto: Ministério da Saúde

A homenagem foi concedida pelo Governo Federal por suas contribuições na área da saúde pública

O Profº Dr. José Cassio de Moraes, docente do Departamento de Saúde Pública do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) foi uma das 22 pessoas que receberam, recentemente, a medalha do mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro.

A medalha é concedida pelo Governo Federal e é destinada a profissionais que contribuíram para a saúde pública.

O professor Cassio trabalha na área da imunização há mais de 50 anos, atuando em ações como a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI), na consultoria para inclusão de vacinas no PNI e na alteração do calendário de imunização nacional.

Além disso, o Profº Dr. José Cassio de Moraes também esteve à frente em várias pesquisas sobre cobertura vacinal no estado de São Paulo, além de duas pesquisas em que avaliam a cobertura em todas as capitais do Brasil para nascidos vivos, — ou seja, toda criança que nasce apresentando ‘sinal de vida’, qualquer que seja o tempo de gestação— 2005 e 2018.

Estas pesquisas foram fundamentais para repensar as estratégias do Ministério da Saúde em relação à imunização brasileira, em especial de recém-nascidos e crianças.

Como pesquisador, o professor possui uma vasta produção científica, com mais de 100 artigos publicados. Já como médico, o Profº Dr. José Cassio de Moraes foi um apoiador fundamental para a eliminação de doenças como poliomielite, sarampo e rubéola.

Por isso, o professor foi agraciado com a medalha como uma forma de homenagear seu importante trabalho no Programa Nacional de Imunização.

O que é a medalha Oswaldo Cruz?

A Medalha Oswaldo Cruz surgiu em 1970 por Emílio Garrastazu Médici. Desde então, a homenagem é feita por decreto da Presidência da República, mediante proposta do Ministério da Saúde. A entrega das medalhas ocorreu em 11 de setembro de 2024 em Cerimônia Solene feita em Brasília, Distrito Federal.

Acesse o decreto por aqui.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho